

Aplicações Informáticas B
O que é a Realidade Virtual?
Realidade Virtual é uma tecnologia cujo mecanismo é aplicado a uma interface que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado, para construir uma plataforma realista a fim de proporcionar ao utilizador uma sensação de que o que está a ver é praticamente parte do real.
O objetivo da Realidade Virtual é projetar ao utilizador o que é real num ambiente virtual. São utilizadas técnicas e ferramentas tecnológicas que têm o objetivo de ampliar a sensação de realidade ao utilizador.
Situações de Realidade Virtual:
Simuladores para treinos: permitem que vários soldados simulem invasões em espaços hostis. Todos os utilizadores utilizam capacetes de realidade virtual e as suas posições são acompanhadas por câmaras nas paredes à sua volta. (Video 1)
Video Games: mostram que a tecnologia dos jogos atuais pode ser misturada com componentes como detetores de movimento para criar ambientes virtuais próximos à realidade. (Imagem 1)
Holodeck: são salas que se transformam em simuladores de realidade aumentada, através dos quais até pessoas podem ser produzidas com ajuda de hologramas. (Video 2 )
Tipos de Realidade Virtual:
Realidade Imersiva - consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador num ambiente virtual, ou seja, é quando o utilizador se sente dentro dum ambiente virtual e pode interagir com os seus elementos. Para uma simulação de realidade imersiva recorre-se a simuladores (simuladores de voo, capacetes, etc).
Realidade não Imersiva - ao contrário da realidade imersiva, não consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador, mas sim pela sensação de não-inclusão uma vez que o utilizador não se sente dentro do ambiente virtual. Apenas consiste na visualização de imagens tridimensionais.
Video 1
Simuladores para treinos

Imagem 1 - Ilustração Video Game.
Video 2
Holodeck